segunda-feira, 2 de maio de 2011

Comer antes de dormir engorda? Conheça 5 mitos sobre o metabolismo!


Encare: perder gordura não é algo fácil. É necessário muito esforço e nenhuma mágica. Da boca das pessoas saem algumas dicas que dizem ajudar a acelerar o processo, mas, dentre todas as coisas faladas sobre o metabolismo, metade não passa de mitos que apenas enviam para o caminho errado. Por isso, conheça as inverdades ditas por aí e vá pela trilha certa!









1. Comer antes de dormir engorda

Não é o que você come antes de dormir que vai fazer você engordar, mas sim o que você comeu ao longo de todo o dia. Não importa quando as calorias foram consumidas, e sim quantas delas você colocou para dentro do seu organismo.






2. Comer com mais frequência acelera o metabolismo


Cada vez que você se alimenta, seu metabolismo se acelera. Esse aumento é influenciado pela quantidade de carboidratos e gorduras presentes na refeição. Vamos considerar duas dietas, uma com três refeições e outra com seis. Se a composição de macronutrientes totais e a ingestão de calorias permanecerem as mesmas em ambas, a aceleração do metabolismo será igual. A única diferença é que o indivíduo que comer seis refeições terá seis aumentos menores, e o indivíduo que comer três refeições terá três aumentos maiores ao dia.






3. Dietas sem carboidrato emagrecem mais rápido

Quando você inicia uma dieta com pouca quantidade de carboidratos, como a Dieta de Atkins ou a Dieta Cetogênica, você entra em cetose. Seu corpo muda de combustível: ao invés de carboidratos, utiliza as cetonas. Muitas pessoas acreditam que estar em cetose pode acelerar a perda de gordura. Mas não é o caso. Dietas de baixa quantidade de carboidratos podem controlar a fome, mas não mudam a taxa de metabolismo. Na verdade, se você ficar sem carboidratos por muito tempo, seu metabolismo pode diminuir, já que esses macronutrientes influenciam muito a glândula tireoide.




 4. Comer carboidrato e gordura junto faz você ganhar peso

Essa crença vem do fato de que, se os carboidratos são utilizados para a energia, as gorduras, se consumidas juntas, poderiam ir imediatamente para aqueles pneuzinhos na cintura. A verdade é que o corpo se preocupa com o balanço energético total. Se o carboidrato consumido não atender a necessidade de energia, a gordura também será utilizada para esse fim. A única vez que você realmente deve evitar comer gordura juntamente com carboidrato é imediatamente antes ou depois do treino, já que a gordura abranda a digestão, diminuindo a absorção dos carboidratos pelas células do músculo.



5. O metabolismo diminui conforme vamos envelhecendo


Conforme vamos envelhecendo, vamos perdendo massa muscular e, por isso, o metabolismo desacelera. Se você continuar com o treinamento, você irá evitar isso e os quilinhos a mais.



Não caia em nenhum desses mitos sobre metabolismo. Eles podem levar você a escolher uma dieta que não é ideal para você e que não oferece nenhum benefício de perda de gordura!


Fonte: Idmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!