quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mistérios do Chocolate


Páscoa,época deliciosa, principalmente pela variedade de chocolates que nos são apresentados todos os anos.
Mas, e aí? Será o chocolate tão vilão quanto falam?


Sabemos que o cacau, sua matéria prima, possui mais de 300 substâncias químicas, algumas já comprovadas como benéficas para o nosso organismo.  
De acordo com o Banco de Saúde, o chocolate meio amargo pode prevenir doenças cardíacas, preocupação freqüente de indivíduos sadios e também de diabéticos com alterações constantes na glicemia.



Dicas importantes:

  • O chocolate ao leite, muito consumido entre nós, é muito calórico, uma barra de 20g equivale a 104 calorias, já 20g de chocolate meio amargo, 95,4 calorias, porém este possui um teor considerável de polifenóis, principalmente flavonóides, substância que relaxa e dilata as artérias do coração, portanto é bom para indivíduos saudáveis e diabéticos, pois protege o coração e o cérebro, retardando, o envelhecimento de suas células,
  • Se for diabético, prefira sempre, os chocolates meio amargos, que devem substituir, por exemplo, a sobremesa.
  • Evitar ingerir a noite, pois o seu poder estimulante pode atrapalhar o sono.
  • Indivíduos sadios cuidado com chocolates diets, possuem muita gordura. Se o objetivo for perda de peso, prefira o ligth, pois têm menor teor calórico.
É só ter cautela e não abusar assim pode se deliciar com esta maravilha.
Mas, atenção, segundo Katz,se você tem cão ou gato não lhe dê chocolate, pois a substância teobromina (existente no chocolate) poderá causar hemorragias, problemas cardíacos e até mesmo levá-los a morte. Proteja seu animalzinho, pois mesmo disfarçado no bolo, no sorvete ou no biscoito, pode ser prejudicial.


Boa Páscoa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!