segunda-feira, 25 de abril de 2011

Saiba como fugir dos “falsos” alimentos saudáveis.

Você vai ao supermercado e enche o carrinho com barras de cereal, biscoitos integrais, bebida de soja, sopas lights e adoçante. Em vez de levar um refrigerante, ou mesmo a versão light, você opta por um suco de caixinha. Pode até parecer que você comprou produtos que fazem bem à saúde, mas não é o que dizem alguns especialistas. Esses alimentos não são tão saudáveis assim.

De acordo com o nutricionista Rafael Claro, pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), alguns desses produtos trazem muito açúcar, sódio ou gordura, ficando longe de fazer bem à saúde. (Veja abaixo mais informações sobre esses alimentos).


- A barra de cereal, por exemplo, é mais parecida com um chocolate do que com aveia. Ela parece mais um alimento doce. Pra fazer aquela liga, você tem que colocar gordura e açúcar. Por isso, a quantidade de caloria por grama é alta. Não é de forma nenhuma um alimento saudável.
Para a nutricionista Raquel Botelho, professora da UnB (Universidade de Brasília), criar o hábito de ler os rótulos dos produtos ajuda os consumidores a saber quais alimentos são, de fato, saudáveis.
No rótulo, você vai encontrar as quantidades referentes a carboidratos, proteínas, gorduras, colesterol, fibra e sódio. A quantidade de açúcar, no entanto, não é divulgada.
Para saber se um produto contém muito açúcar, como é o caso do suco de caixinha, da barra de cereal, entre outros, a dica de Raquel é observar a “lista de ingredientes”, que traz cada substância por ordem de quantidade.
- No caso do suco de caixinha, o importante é que o primeiro da lista seja a fruta. Se o primeiro for o açúcar, não compre. Quanto mais baixa for a posição do açúcar [na lista de ingredientes], melhor será o produto.
Claro afirma que as pessoas não devem se preocupar somente com o valor nutricional dos alimentos, mas, também, com o padrão alimentar que eles induzem.
- A industrialização faz você comer mais do que precisa. Você perde o hábito de fazer uma refeição, que é o padrão mais saudável.
Um desses produtos que podem mudar o padrão de alimentação é o adoçante. De acordo com o pesquisador da USP, não há motivo para usar esse produto se a pessoa não tem restrição ao açúcar.
- Alguns estudos começam a provar que o adoçante diminui a sensibilidade para alimentos doces. Essas pessoas [que usam o produto] tendem a sentir o alimento menos doce. Assim, eles começam a usar mais açúcar.
O mesmo efeito ocorre com os produtos industrializados salgados, diz Raquel.
- O excesso de sódio adapta sua língua pra refeições mais salgadas. Daí você coloca mais sal na comida porque começa a achar tudo sem sal.
Os nutricionistas são unânimes em afirmar que comprar os alimentos naturais e preparar sua refeição é sempre a alternativa mais saudável. Veja abaixo qual a melhor maneira para equilibrar sua refeição.




Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!