segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Saiba quais os cuidados a pele precisa após os 20 anos.


A  parte de nosso corpo que mais sente a ação do tempo e as agressões do ambiente é a pele. Os anos passam e certas substâncias, como a elastina e o colágeno, antes produzidas em quantidade suficiente, passam a se tornar escassas.


Quando é necessário iniciar os cuidados com a pele?

O correto seria que os cuidados com a pele se iniciassem o mais cedo possível, mas, de maneira geral, até 20 anos de idade a pele normalmente possui o tônus ideal e um brilho que são naturais, sem apresentar rugas nem flacidez. O problema é que, nessa faixa etária, as mulheres começam a se expor ao sol de forma muito mais acentuada, e isto é um fator que vai fazer toda a diferença para a saúde da pele pelo resto da vida.
O mesmo sol que garante um bronzeado sexy e uma aparência saudável pode ser o vilão número um, se não for aproveitado da forma adequada. A pele envelhece por, basicamente, duas causas: devido à passagem do tempo, que é chamado de envelhecimento etário, e também pela ação dos raios solares, o fotoenvelhecimento, que pode ser facilmente combatido com a utilização de filtro solar.



Efeitos do sol

O sol faz com que os sinais de expressão cheguem antes da hora, sendo o responsável por 80% das rugas! Por isso que, quem não tem o costume de usar filtro solar, deve fazer disso um hábito a partir 20 anos. É importante lembrar que o protetor deve ser passado mesmo nos dias nublados (fato que muita gente desconhece), pois apesar de ter menos luminosidade ambiente, ainda 60% dos raios ultravioletas (os verdadeiros responsáveis pelo dano nas células da pele) chegam a nos atingir.


Pele oleosa

No período do final da adolescência, a queixa mais frequente das mulheres é com relação à oleosidade da pele. O indicado é que qualquer produto, até mesmo o filtro solar, seja livre de óleo (procure na embalagem pela expressão “oil free”) – Vitamina C também pode ajudar no combate e prevenção do envelhecimento, enquanto que o peróxido de benzoila auxilia o combate à acne.
O indicado, nos casos de pele oleosa, é lavar o rosto de duas a três vezes por dia, com água fria e sabonete líquido ou espuma de limpeza específica para o rosto. Retirar profundamente a camada de gordura da pele, lavar muito frequentemente (mais de três vezes por dia) e usar água quente são atitudes que podem piorar a oleosidade.



Prevenindo o envelhecimento da pele

Além do uso de filtro solar e da boa higienização da pele, é preciso ficar atento a sinais como flacidez e rugas, que são indicativos do envelhecimento cutâneo. Para preveni-los recomenda-se o uso de tônicos, cosméticos antioxidantes e, em casos específicos, a aplicação de ácidos, a partir dos 25 anos, quando a pele diminui naturalmente a produção de colágeno.



Resumindo, os 20 anos marcam uma mudança de fase nos cuidados com a pele; nesse momento é necessários ficar atento para sinais que podem indicar o envelhecimento precoce e é a ocasião adequada para iniciar os cuidados preventivos, como uso de filtro solar, hidratação e higienização, nas situações em que essas medidas ainda não são tomadas.


349965 pele 3 Saiba de quais cuidados a pele precisa após os 20 anos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!