segunda-feira, 11 de julho de 2011

PSORÍASE em poucas palavras...

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, podendo afetar mucosas, unhas e até articulações. Em torno de 2-3% da população tem psoríase, que acomete homens e mulheres de qualquer idade, sendo mais frequente o seu aparecimento na terceira década de vida. É caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas,descamativas, em qualquer parte do corpo.
Apresenta períodos de melhora e piora ao longo da sua evolução. A psoríase pode levar a uma piora na qualidade de vida dos pacientes, devido ao preconceito das pessoas que os cercam.








A Psoríase é Contagiosa?
A psoríase é uma doença inflamatória e não contagiosa, de modo que não é transmissível por contato ou convívio íntimo, tampouco pelo uso de objetos pessoais de indivíduos com a doença.



Porque é perigoso se automedicar?
O médico é a pessoa mais indicada para escolher o melhor tratamento para individuos com psoríase.O uso indiscriminado ou inadequado de alguns medicamentos pode trazer efeitos indesejáveis, bem como recaídas importantes quando são suspensos ou têm sua dose reduzida de maneira inadequada ou abrupta.Ao apresentar uma recaída, o importante é não ajustar por conta própria doses ou frequência de uso do medicamento e consultar o médico imediatamente.



Quais as medidas gerais que o paciente com psoríase deve seguir?
Embora seja uma doença que não tem cura, existem medidas que podem evitar as recaídas:

Banho diário com água morna e sabonetes suaves.
Não esfregar a pele e utilizar roupa de algodão folgada.
Hidratar a pele. Devem ser utilizados cremes hidratantes sem perfume em todo o corpo, logo após o banho e várias outras vezes ao dia.
Evitar a automedicação ou o uso de remédios caseiros. 
Evitar o sobrepeso. 
Evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas.
Evitar situações de estresse. 
Tratar infecções. 
Seguir a prescrição médica corretamente. 
Exercícios aeróbicos
Dieta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!