terça-feira, 5 de abril de 2011

"gambiarras” de beleza...


“Quem não tem cão caça com gato” é o ditado ideal para as chamadas “gambiarras” de beleza. Quem nunca se deparou com o fim de um demaquilante ou um brinco que irrita a orelha?




Veja algumas dicas para os momentos em que você precisa dar aquele jeitinho!




Shampoo de bebê como removedor de maquiagem
Esse truque é ótimo e realmente funciona. Para retirar a maquiagem da região dos olhos é uma boa opção, já que não causa irritação. “O essencial é nunca dormir de maquiagem, pois pode causar a formação de antioxidantes e gerar um envelhecimento precoce”, diz a dermatologista Carla Bortoloto.




Condicionador como creme para barbear ou raspar os pelos
Se você se esqueceu de comprar o creme de barbear, não se preocupe. Segundo Carla, utilizar o condicionador é uma excelente opção. “Costumo indicar para meus pacientes essa técnica de aplicar um condicionador qualquer antes do ato de depilar com um aparelho de barbear”, comenta Carla. O condicionador pode ser utilizado em qualquer área do corpo, principalmente na face para os homens. Isso evita o ressecamento da pele e ainda previne algumas irritações desencadeadas pelo aparelho de barbear.





 Vaselina como agente calmante
Algumas irritações da pele podem ser beneficiadas pelo uso da vaselina. “A vaselina é um ativo que ajuda a manter a hidratação da pele e pode ajudar quando não existe outro ativo hidratante”, explica. Mas atenção: consulte um médico antes de utilizar qualquer produto na sua pele.





Passar esmalte em brincos e botões de calças para evitar a irritação
Tentando evitar a alergia a brincos e botões de calças, muitas pessoas passam esmalte nesses objetos para que eles não fiquem em contato direto com a pele. Porém, isso é contra-indicado. “No esmalte existem vários componentes que também causam processo alérgico, podendo trocar uma alergia por outra”, esclarece. O mais correto é não usar nenhum tipo de metal nesse caso. Quanto ao botão, uma boa dica para evitar a irritação é encapar com tecido de algodão a parte que fica em contato com a pele.




Pasta de dente para tratar a acne
Há muita gente que ainda acredita que a acne pode ser tratada com o creme dental. Porém, é contraindicado seu uso na face ou em qualquer parte da pele. Segundo Carla, “a pasta de dente não apresenta nenhum ativo que reduz o processo inflamatório da acne”.






Pasta de dente para tratar queimaduras
O creme dental contém mentol, que causa uma sensação de alívio da queimação. Entretanto, assim como em quadros inflamatórios de acne, a utilização do creme dental para tratamento de queimadura é altamente contraindicada. “Há situações em que o uso do creme dental na queimadura pode até mesmo piorar o quadro”, alerta Carla. O melhor a fazer é colocar o local atingido sobre a água corrente em temperatura ambiente e procurar atendimento médico.








Muita responsabilidade na hora de colocar qualquer coisa em sua pele! 
Na dúvida, consulte sempre um dermatologista.




 Fonte:  Idmed






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!