sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Qual a sua preferência: beleza ou saúde?





Esta é uma época do ano na qual ocorre um grande aumento da corrida às academias, clubes e centros de estética. A proximidade do verão estimula as pessoas a cuidar mais do corpo vislumbrando a necessidade de cuidados estéticos preocupadas com os constrangimentos da exposição de suas “imperfeições”.

Do ponto de vista de saúde e qualidade de vida é sempre salutar a intenção de iniciar um programa de atividades físicas, mesmo que o objetivo seja o da estética.

Entretanto, este é um tema que merece uma consideração mais crítica. Talvez, nós possamos dizer que infelizmente a grande maioria das pessoas procura fazer exercícios só pensando nos benefícios estéticos. Na realidade, o problema não é buscar a estética e sim só valorizar a estética.

Quando alguém procura uma academia para “malhar” o corpo tendo como modelo ou objetivo o Paulo Zulu ou Gisele Bünchen, certamente corre um grande risco de sofrer uma enorme decepção. Os benefícios visíveis do exercício são em grande parte respostas dependentes de uma herança genética favorável.

Por mais que o indivíduo “malhe” o corpo o seu ideal estético pode ser absolutamente inatingível se o seu genoma não for favorável. Portanto, não conseguindo muitas vezes chegar nem perto daquele resultado idealizado o indivíduo se sente desestimulado e interrompe o programa, voltando a fazer parte do “Clube dos Sedentários Anônimos”. Neste caso, o que ele despreza, porque não vê no espelho, na balança ou na fita métrica são os chamados “benefícios invisíveis” do programa de exercícios.

Qualquer atividade física, mesmo moderada, desde que praticada regularmente trará com certeza uma série de benefícios para a saúde.

A redução do colesterol, controle da pressão arterial, melhora da auto-estima, redução do estresse, melhora da função cardíaca tornando o coração uma bomba mais eficiente e melhor perfundida pela circulação coronária são apenas alguns dos benefícios que o indivíduo não vê. Do ponto de vista de saúde, eles são muito mais importantes do que os benefícios estéticos.

Além de serem mais importantes estão ao alcance de todos e praticamente não dependem da herança genética. Infelizmente estes benefícios não são valorizados quanto deveriam. A busca dos mesmos não teria nada a ver com a proximidade do verão. Novamente, seria uma questão de perguntar:


O que é mais importante: prevenir a celulite ou o infarto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!