quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Saiba como recuperar a forma depois do parto!

Ser mãe é uma verdadeira bênção. Ter o dom de gerar uma vida dentro de si é, sem dúvida, um momento mágico e muito especial na vida de uma Mulher. Nesse período único, o corpo sofre modificações como o ganho de peso, que se dá principalmente para que o corpo aguente os nove meses e proteja o bebê.
Engordar na gravidez não quer dizer ficar acima do peso o resto da vida. 
Veja maneiras de recuperar a forma após a gestação:



Orientação e Disciplina




Antigamente, a preocupação das mulheres durante a gestação era ficar deitada e comendo o tempo todo, pois tinham aquela ideia de que pessoas gordas eram mais saudáveis. Essa cultura mudou com o passar dos anos, o que fez com que a mulher se tornasse cada vez mais ativa antes, durante e depois da gravidez.
Para começar, é necessária a orientação de um médico obstetra e de um nutricionista que trabalhem em conjunto para te aconselhar sobre alimentação e exercícios que você pode fazer. Nunca tome decisões sozinha, além da sua saúde, a do seu bebê está em jogo, não arrisque!
Tendo em mãos as dicas dos profissionais, é hora de colocar em prática e ser disciplinada. Hoje em dia, as academias têm especialistas que formam turmas de gestantes para aulas de exercícios específicos para esse momento tão delicado. Aproveite e entre nessa! Com os exercícios, você se fortalece, relaxa, ganha fôlego e musculatura para a hora do parto e ainda garante um ganho de peso controlado.



Depois do Parto




O principal motivo do ganho de peso é pela produção do leite. Sendo assim, amamentar vai auxiliar na perda de gordura ;
Após o parto, você vai precisar de um tempo de pausa para os exercícios. Fique atenta e, assim que tiver o aval do seu médico, volte a praticar;
Continue alimentando-se da forma correta. O nutricionista vai te orientar sobre algumas mudanças com o passar do tempo, mas ainda assim, continue distribuindo bem as calorias em até oito refeições/dia;
Alimentos integrais aliados ao consumo de água, aqueles que são ricos em gordura vegetal e potássio são um presente para o organismo;
Deixe o sal de lado. Alimentos ricos em sódio retêm líquidos no corpo, comprometem o metabolismo e causam inchaço;
Para voltar à forma serão necessários, no mínimo, oito meses então, muita calma. Cuide do seu bebê e não entre na “neura”! Isso é natural e é a forma mais segura de emagrecer. Obedeça ao pique do seu corpo;
Por fim, ame-se! Estar em paz com o psicológico vai interferir diretamente no ponteiro da balança. Você gerou uma vida e, nesse momento, cuidar dela é o passo mais importante. Cuide da relação mamãe/bebê que o resto é consequência!


Descubra como cuidar dos cabelos compridos!


Muitas mulheres deixaram os fios compridos de lado por conta do trabalho que eles dão, para que fiquem lindos e brilhosos sempre. Além de serem mais frágeis, os fios compridos precisam de cuidados na hora de lavar, pentear e até mesmo na hora de fazer uma máscara.
Com o corre corre do dia a dia , há quem prefira os fios curtos, já que além de serem muito mais fáceis de lavar, pentear e até mesmo de secar, não dão tanto trabalho na manutenção, por exemplo, se você faz progressiva ou mesmo uma coloração regularmente. Mas, como tudo tem seus prós e contras, os fios compridos também tem suas qualidades. Além de serem mais femininos, eles deixam as mulheres lindas e com ares de sedução.
Os fios compridos ainda são a grande “tara” masculina, que adoram mulheres que têm cabelos longos. Mesmo a manutenção sendo complicada, para quem tem tempo e acha legal ter fios longos existem vários truques rápidos e práticos que ajudam a deixar seus cabelos bem cuidados, sem que você perca muito tempo.

334979 Descubra como cuidar dos cabelos compridos 3 Descubra como cuidar dos cabelos compridos



Para começar, antes de lavar os fios procure pentear bem os cabelos, assim na hora de aplicar o shampoo ou mesmo o condicionador você não irá perder tempo debaixo do chuveiro, desembaraçando mecha por mecha. Depois de lavá-los, se você tem o costume de secá-los, não deixe de usar um produto térmico para que os fios não fiquem quebradiços. Ao terminar, use um reparador de pontas para tirar o frizz do cabelo e deixa-lo mais brilhoso. Caso você não seque, aplique apenas uma camada de musse ou mesmo um reparador, para deixar os cabelos mais resistentes, já que quando ele estão molhados ficam mais propícios a quebra.
Na hora de penteá-los, evite puxar muito os cabelos. A dica é segurar o comprimento e pentear o restante, ou mesmo dividi-lo em mechas e penteá-lo. Outro problema é com a hidratação dos fios. Geralmente, os cabelos compridos possuem as pontas secas nos fios normais e nos cabelos oleosos as pontas também são secas, mas em compensação, a raiz é super oleosa. Para resolver esse problema, invista em cortes periódicos, a cada três meses, retirando apenas as pontinhas mais danificadas. Lave os fios regularmente e sempre use um creme hidratante sem enxágue, nas pontas apenas.

Para quem possui fios claros ou mesmo tingidos, procure sempre usar produtos que trate-os ou mesmo faça hidratações a cada 15 dias, tanto em casa, com máscaras caseiras ou mesmo hidratações feitas por profissionais. Se falta tempo para isso, deixe pelo menos o condicionador na hora das lavagens agir por cerca de 10 minutos nos fios, assim você os deixa mais macios e brilhosos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Qual a diferença entre Diet e Light?


Não confunda diet e light!

Diet e Light nem sempre são sinônimos. Tecnicamente, existe uma diferença sutil, porém simples de compreender, que pode passar despercebida pelo consumidor - principalmente aquele que não está acostumado a ler os rótulos dos produtos.
“É fácil confundir os dois conceitos”, reconhece o presidente da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), Carlos Eduardo Gouvea. “Por isso, a leitura dos rótulos dos produtos é fundamental”.



Quem tem restrições nutricionais específicas, deve consumir produtos diet.
Um alimento diet é aquele isento de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar, o sódio, o colesterol ou a gordura, por exemplo. São produtos que foram desenvolvidos, em sua essência, para atender a grupos específicos, como as pessoas que vivem com diabetes ou os celíacos (alérgicos a glúten). Por isso, não basta que a inscrição diet venha impressa na embalagem. É preciso especificar, no rótulo, que substância foi retirada ou substituída na fórmula. 
Os produtos com a inscrição diet também podem ser utilizados em dietas de emagrecimento e reeducação alimentar; mas vale lembrar que nem sempre a isenção de uma substância implica em redução de calorias. Vem daí a confusão.
Muita gente interpreta o termo inglês diet, que pode ser entendido como “dietético”, como light. No entanto, a tradução da palavra é mais ao pé da letra e quer dizer apenas “dieta” mesmo – seja ela para emagrecer, para evitar reações alérgicas (no caso dos celíacos) ou para ajudar no tratamento de doenças metabólicas (como o diabetes).

O light surgiu para o consumidor que se preocupa com a saúde.

Já os produtos com a distinção light, que em inglês significa “leve”, não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma redução de, no mínimo, 25%, indicada na embalagem. 
Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população, que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde.
“Por isso, o light e o diet trilharam caminhos diferentes. O conceito de light ficou atrelado à qualidade de vida e o de diet, à doença”, explica Gouvea. “Mas não é bem assim. Muitos produtos podem ser light e diet ao mesmo tempo e consumidos tanto por quem tem necessidades nutricionais específicas, como por quem quer controlar o peso por motivos estéticos, por exemplo”.

O zero é para quem não é diet, nem light.

Os chamados alimentos zero tanto podem ser diet, quanto light – a diferença está no conceito e não nos ingredientes usados na fabricação.
Produtos zero são aqueles destinados aos consumidores que não se identificam nem com o diet, nem com o light, como os adolescentes e os adultos do sexo masculino. Não há nenhuma diferença na fórmula; o que muda é o público.
Por isso, mais uma vez, a dica é jamais esquecer de verificar os rótulos dos produtos antes de comprar.

Fonte: Unilever

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mulheres sofrem 7,5 vezes mais da síndrome do coração partido.


O fim de um romance ou a morte de um ente querido pode levar à "síndrome do coração partido", que consiste em sintomas parecidos com os de um infarto. 
E as mulheres são 7,5 vezes mais propensas a apresentar o problema, segundo uma pesquisa apresentada no congresso da Associação Americana do Coração, na Flórida, Estados Unidos.




O especialista em coração Abhishek Deshmukh, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, decidiu estudar o fenômeno depois de constatar que havia tratado mais pessoas do sexo feminino com a síndrome. 
Os registros de mil hospitais revelaram 6229 casos em 2007, sendo apenas 671 em homens.
O incômodo causado por um trauma emocional é três vezes mais comum em mulheres com mais de 55. Mas as com menos idade têm 9,5 vezes mais chances de sofrê-lo em comparação com os homens da mesma faixa etária. 
Não se sabe o motivo de elas serem mais vulneráveis, mas os hormônios sexuais podem ser uma explicação, ou o corpo dos homens talvez lide melhor com o estresse.
Os médicos dizem que o choque da perda de alguém, por exemplo, desencadeia uma onda de adrenalina e outros hormônios do estresse, que sobrecarregam o coração e atrapalha o seu funcionamento. Testes mostram alterações no ritmo cardíaco e a presença de substâncias típicas de um ataque, mas não há obstrução das artérias. A maioria dos pacientes se recupera sem danos permanentes, mas 1% dos casos leva à morte. 



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Medidas simples que evitam o corrimento vaginal!


Corrimento Vaginal ou Leucorréia é o nome dado a algumas doenças que acometem a mulher desde cedo em sua vida. As causas são diversas, dentre elas se destacam hábitos de vestir do mundo moderno; como poderemos ver a seguir, corrimento vaginal é uma inflamação dos tecidos vaginais que passam a produzir secreção anormal. O sintoma mais evidente da secreção vaginal anormal é o surgimento de muco em grandes quantidades ou com odor intenso, além da presença de dor ou moléstia vaginal e prurido. As características são diferenciadas em função da origem da inflamação: infecção por cândida, por Trichomonas vaginalis, bacteriana, herpética, pólipos cervicais, câncer ou sífilis. Um exame minucioso do médico assistente, que complementaria as informações com outros recursos da medicina, permitirá um diagnóstico adequado.






Quais são as causas do Corrimento Vaginal?



Com o aumento das roupas sintéticas, lycra, por exemplo, que impede a respiração do corpo, enfim a ventilação dos órgãos, aumentaram consideravelmente os casos de corrimento vaginal. Quando não há transpiração, vemos a glândula abafada, como se estivesse usando uma máscara, com aumento da secreção sebácea. Segundo a ginecologista e obstetra Marilía Winkler, no início, a calcinha servia como uma proteção contra os tecidos que eram em couro ou brim duro. As mulheres, antigamente usavam calcinhas de bombachas grandes. Paulatinamente passaram a ficar menores, até encostarem-se à saída vaginal. Logo depois, explica a Dra. Marília, surgiu a lingerie em forma de lycra ou renda e os grandes problemas começaram. "Eu costumo indicar o uso de calcinhas de algodão, pois as fibras permitem uma ventilação melhor", explica ela. Seria uma poluição não ambiental, e sim de vestuário. Outro fator importante é a utilização de amaciantes, ou sabonetes perfumados ou até o uso papel higiênico perfumado, que são elementos irritantes. Evitar o uso de toalhas ou roupas íntimas de outras pessoas é recomendável, bem como secar bem todo o corpo depois do banho. Ainda há mulheres que insistem em fazer a higiene de forma errada, pois o indicado é limpar da vulva até o ânus e não ao contrário.


Os Tipos de Secreções da Mulher


A mulher possui uma secreção que se modifica conforme o ciclo menstrual. No meio do ciclo observa-se uma secreção mais gelatinosa, que corresponde à época da ovulação. Antes da menstruação ela se torna mais leitosa e espessa e corresponde ao aumento da fase pré-menstrual. Essas secreções são cíclicas, se mantém de uma maneira única, mas quando começa a acontecer uma irritação, as bactérias, que são habitantes costumeiras das áreas úmidas, se prevalecem dessa situação. 


Sintomas da Contaminação



Depois de contaminado o tecido, começa a coçar, ou produzir uma dor mais forte. Muito embora o corrimento não se resuma só nisso, há vários fatores, como o stress que libera substâncias que permitem o aparecimento de fungos. A própria gravidez facilita a chegada dos fungos. O fungo, explica a Dra. Marília, provoca uma coceira desesperadora, e o corrimento é abundante como uma coalhada, embora haja dor nas mulheres que não tem sintoma nem de um nem de outro. Tem gente que tem a secreção contínua sem agentes bacterianos.


Candidíase ou Monilíase Vaginal



Dos mais irritantes corrimentos, pois provoca muco espesso, tipo nata de leite e, geralmente, a candidíase ou monilíase vaginal é acompanhada de coceira ou irritação intensa. Cândida é o fungo que provoca a candidíase, uma micose. A cândida aparece em organismos com baixa imunológica ou quando a resistência vaginal está diminuída. Entre os fatores determinantes estão: o uso de antibióticos, gravidez, diabetes, infecções, deficiência imunológica e medicamentos como anticoncepcionais e corticóides.
Às vezes o parceiro aparece com pequenas manchas vermelhas no pênis. O tratamento é com antimicóticos. Esse fungo é encontrado no estômago, intestino, pele, boca (sapinho) e na mucosa da vagina. Cerca de 90% das mulheres podem ser infectadas pela cândida pelo menos uma vez.
Esse tipo de fungo costuma aparecer uma semana antes do fluxo menstrual.


Trichomonas Vaginalis



O Trichomonas vaginalis é um corrimento adquirido sexualmente através das relações sexuais ou em contato íntimo com a pessoa contaminada. O diagnóstico é feito através de exames clínicos. No tratamento devem ser usados antibióticos e quimioterápicos, além de ser obrigatório que o parceiro se trate também.


Papiloma Vírus



O HPV ou Papiloma Vírus se aloja na vagina, na vulva ou no colo do útero. Na vulva a doença é conhecida por condiloma genital ou crista de galo; na vagina e colo do útero aparecem lesões microscópicas que só são identificadas através de exames clínicos. O grande problema é que determinados tipos de vírus têm uma associação entre o papiloma vírus e o câncer do colo do útero. No diagnóstico é utilizado o teste de Papanicolaou ou colposcopia e também a biópsia da área suspeita. Outros exames são capazes de identificar quais são os vírus e se são cancerígenos.


Outros Tipos de Corrimento Vaginal



Além dos citados existem outros tipos de corrimentos originados por causas das mais diversas. A Vaginite atrófica ocorre por falta de hormônio, especialmente na menopausa. Mas há também a Vaginite atrófica por falta de hormônio no parto ou durante a amamentação. A vaginite irritante pode ser provocada por camisinha, diafragma, cremes diversos ou absorvente interno ou externo. Outro tipo bem comum é a vaginite alérgica provocada por calcinhas de nylon ou outros tecidos sintéticos; além de roupas apertadas como jeans e meias calças. As vulvites são inflamações da parte externa dos genitais ou vulva causados por papel higiênico colorido ou perfumados, sabonetes cremosos, xampus e condicionadores, roupa lavada com sabão em pó ou amaciantes.
As lavagens freqüentes não são aconselháveis, pois aumentam a inflamação pélvica. Os tratamentos antibacterianos podem ser complementados com cremes e gelatinas que aumentam a acidez das secreções e, assim, evitam o desenvolvimento de bactérias. No caso de vaginite atrófica, que ocorre na pós-menopausa, é utilizado tratamento com progesterona, pois pode ocorrer estreitamento do canal vaginal. Para a Dra. Amarílis Winkler a melhor maneira de estar prevenida contra as doenças vaginais é mudar certos hábitos. "Caso seja alérgico", acrescenta ela, "vamos mudar hábitos alimentares e de vestuário, a situação modifica-se e dessa forma há melhora perene; não devemos só ficar tratando das doenças. Os corrimentos por doenças sexuais transmissíveis demandam um tratamento que envolverá o outro membro do casal". 



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Acabe com a retenção de líquido!



Nada mais desagradável do que vestir uma roupa mais confortável nessa estação e se sentir inchada, apertada, incomodada. Imagine então se for um biquíni, e o pior, se você já faz dieta e pratica exercícios.


É mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual, devido a alterações metabólicas e hormonais que favorecem a retenção de líquidos. Quando essa é a causa, não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que termina a menstruação.
Outros fatores podem causar a retenção de líquido, como problema renal, cardíaco, hormonal, vascular, alterações na tireoide, aí nesse caso é essencial fazer o tratamento adequado para resolver o problema. Geralmente esses fatores normalmente estão relacionados com excesso de peso, falta de atividade física, má alimentação e dificuldade de retorno venoso. Então, se você não aguenta mais se sentir inchada procure identificar qual a razão, assim poderá resolver essa situação e se sentir bem melhor.



Veja a seguir algumas dicas
- Beba bastante água, cerca de dois litros por dia, isso vai estimular o trabalho dos rins e você vai urinar mais e também vai melhorar a circulação;
- Diminua o consumo de alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, enlatados, conservas, refrigerantes. Tire o saleiro de cima da mesa e reduza a quantidade de sal usada no preparo dos alimentos;
- Pratique atividade física regularmente;
- Evite usar roupas muito apertadas.

Dor e sangrament​o na relação?

" SOMENTE 20% DAS MULHERES SABEM QUE SOFREM DE ATROFIA VAGINAL "




Mulheres na menopausa, pós-parto e amamentando apresentam um ressecamento vaginal que pode levar a dor e sangramento na relação sexual.
Chega ao Brasil o primeiro hidratante intravaginal livre de hormônios.
Vagidrat tem eficácia livre de hormônios pois apresenta os mesmos resultados dos cremes intravaginais hormonais com maior segurança, por não apresentar hormônios e nenhuma aborsão sistêmica.
Único indicado em bula para mulheres com histórico pessoal ou familiar de câncer de mama.
Vagidrat possui 10 aplicadores descartáveis - sem necessidade de reutilização e interação com preservativos.

Para saber mais, clique aqui.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Confira 5 formas de lidar com picadas de mosquitos.


Além do incômodo que pode causar as picadas de mosquito - dor e coceira  e o inchaço na região atingida, alguns mosquitos podem transmitir doenças. Malária, dengue, febre amarela e encefalite estão entre as enfermidades que podem ser causadas por picadas de alguns mosquitos. As temperaturas altas do verão colaboram para a presença dos insetos, o site Body and Soul elaborou uma lista com cinco dicas para evitar e tratar as picadas de mosquito nesta temporada:



Cuidados com as roupas e corpo - os mosquitos preferem cores mais escuras combinadas a peças claras, então tome cuidado com o contraste das vestimentas. Os insetos conseguem perfurar tecidos finos, por isso, o ideal é evita-los. O suor e altas temperaturas do corpo atraem os mosquitos, a dica é sempre tomar um banho frio após a prática de atividades físicas. Além disso, evite o uso de desodorantes muito perfumados.

Uso de repelente natural - para afastar os mosquitos, existem artifícios que podem ser encontrados sem dificuldade. As folhas de eucalipto, por exemplo, contêm uma substância natural tão eficaz quando os repelentes industriais. Para preparar a loção caseira, adicione 10 gotas de óleo de eucalipto a 50 ml de óleo de jojoba, coco ou amêndoa. Aplique sobre a pele exposta a cada duas horas.

Vigilância de locais para novos ovos de mosquito - uma vez que os mosquitos se alimentaram do sangue, eles costumam colocar ovos em água parada, que levam 48 horas para gerar novos insetos. Para evitar o surgimento de mais mosquitos, drene toda a água parada em vasos de flores, baldes, calhas e pneus diariamente.

Tratamento para coceira - se todas as medidas preventivas não funcionarem e os mosquitos conseguirem picar, existem alguns truques para driblar a coceira. Óleo de lavanda, por exemplo, contem um composto natural para aliviar o incomodo e a inflamação. Aplique uma ou duas gotas sobre a mordida o quanto antes. Outra opção é gel de aloe vera que, se estiver gelado, ajuda ainda mais no tratamento. Caso a área atingida seja extensa, o ideal é misturar cinco gostas de óleo de lavanda a 100g de gel e aplicar sobre toda a pele irritada.

Métodos para evitar cicatrizes - vai ser difícil, mas tente não coçar a picada, pois isso pode levar à infecção e cicatrizes. Massageie óleo de vitamina E sobre a mordida diariamente para reduzir o inchaço e vermelhidão. Óleo de meu, encontrado em lojas de produtos naturais, também é eficaz para reduzir cicatrizes e funciona como um hidratante para a pele. 

Fonte: Portal Terra

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Usando a pinça com eficiência!

Que mulher, nunca se complicou na hora de fazer as sobrancelhas? Muitas vezes perdeu até mesmo o desenho. Não importa, se suas sobrancelhas são grossas ou finas, certamente elas fazem toda a diferença no visual do seu rosto.
Algumas mulheres não tem condições financeiras para deixar os cuidados do rosto nas mãos de  um profissional de estética. Indiferente da razão, confira as dicas e aprenda a usar a pinça, para realçar ainda mais, a sua beleza feminina.
Primeiro se deve marcar as sobrancelhas com traços para identificar os pêlos em excesso.








1º traço: Deve ser marcado entre a dobrinha do nariz e o canto interno dos olhos. Os pelos em cima do nariz, devem ser retirados.
2º traço: Começa no canto do nariz e passa até o meio da pupila.
3º traço: limita a sobrancelha no canto externo do rosto. Os pêlos que estiverem para fora, devem ser retirados.


Lembre-se de também de tirar os pêlos que ficam entre as duas sobrancelhas. A pinça, sem dúvida, é o melhor instrumento.
Os pêlos devem ser retirados preferencialmente da parte inferior das sobrancelhas (mas podem ser tirados da parte superior , também) , o importante é que os dois lados , fiquem iguais.
Quando você começar a arrancar os pêlos, alterne os olhos, você irá ter um resultado melhor.




                                    Conheça a pinça HL05 Beurer 



A Beurer, sempre pensando no conforto e na praticidade das pessoas, apresenta a nova Pinça HL05. O produto possui luz clara de LED e espelho integrado que facilita a remoção dos pelos do corpo. Pequena e prática, a Pinça da Beurer vem num discreto estojo em forma de batom que pode ser levado para qualquer lugar sem ocupar espaço na bolsa ou na bagagem.



Características:

- Luz de LED;
- Maior precisão na remoção de pelos;
- Espelho integrado;
- Prático estojo com formato de batom;
- Não ocupa espaço na bolsa ou bagagem;
- Pilhas incluídas (3 x AG3, 1,5 V).



Saiba mais, clique aqui.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

40 verdades e mentiras sobre MENSTRUAÇÃO!


As mulheres menstruam aproximadamente 400 vezes ao longo da vida, dos 12 ou 13 anos até mais ou menos os 50, quando atingem a menopausa. Por mais liberdade que se tenha para falar sobre o assunto e por mais que se tenha acesso a informações ainda existe  crendices e dúvidas sobre o tema. A seguir, você pode conferir as 40 verdades e mentiras sobre a menstruação apontadas pelas ginecologistas Jaqueline Brendler (RS), Beatriz Paraguai (SP), Alice Ayub (RS) e Ângela Maggio da Fonseca (SP).






1) A menstruação serve para a mulher limpar o corpo do sangue que não é útil.
FALSO Não tem nada a ver. O fluxo perdido durante a menstruação é o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gestação. Na ausência de gravidez, ele é expelido naturalmente e não apresenta qualquer propriedade de purificação.
2) Mulheres que moram ou trabalham juntas costumam menstruar ao mesmo tempo.
VERDADEIRO Aquelas que passam muito tempo juntas têm realmente a tendência de sincronizar seus ciclos menstruais. Por mais que busquem respostas, os especialistas ainda não sabem explicar exatamente por que isso ocorre.
3) A mulher menstruada deve evitar pisar descalça no chão frio.
VERDADEIRO Embora a menstruação não a impeça de ter uma vida absolutamente normal, nesse período acontece uma baixa na resistência imunológica do organismo, propiciando os resfriados. Além disso, o contato prolongado dos pés com a friagem poderia ainda causar as cólicas.
4) A menstruação favorece o aparecimento de espinhas. VERDADEIRO A variação hormonal típica do período costuma estimular o surgimento da acne em mulheres com pele oleosa. Um tratamento combinado entre o dermatologista e o ginecologista pode amenizar o problema.
5) Não se deve lavar a cabeça durante a menstruação. FALSO Nessa fase pode-se e deve-se levar uma vida absolutamente normal. Lavar a cabeça na menstruação é 'tão arriscado' como lavá- la em qualquer outro dia. A mulher também não precisa abrir mão de nadar, dançar ou praticar qualquer outro tipo de esporte.
6) Tomar sorvete ou ingerir bebidas geladas na menstruação pode causar hemorragias.
FALSO 
Outra crendice popular sem qualquer base científica.
7) Os homens têm mais prazer em transar com mulher menstruada.
DEPENDE 
Alguns homens não gostam do aspecto do sangue, pelo fato desse líquido estar fortemente associado a ferimento e dor, desencadeando assim fantasias inibitórias. Há outros, no entanto, que se sentem até atraídos pelo período - afinal, não há risco da mulher engravidar. De qualquer maneira, se o clima entre o casal for 'caliente' é bem provável que o parceiro não pense em nada.
8) A mulher menstruada faz desandar receita de bolo e maionese.
FALSO
 É totalmente infundada a crença de que um bolo não cresce e a maionese desanda se forem preparados por uma mulher 'naqueles dias'. Nem tampouco flores e plantas murcham se tocadas por ela durante o período.
9) Abster-se de relações sexuais impede a menstruação. FALSO Não faz sentido: a menstruação depende do ciclo hormonal e não das relações sexuais.
10) O sangue menstrual é nocivo ao pênis.
FALSO 
Essa idéia foi criada a partir da mais completa desinformação e possivelmente pelos temores masculinos centrados no conceito de 'sujeira'. O sangue menstrual nada tem de nocivo. Ou seja, é limpo e puro. Portanto, os contatos sexuais podem ser mantidos no período de sangramento sem que haja qualquer impedimento.
11) Não é normal o sangramento durar apenas um dia.DEPENDE Como a menstruação acontece entre três e cinco dias, em média, ciclos maiores ou menores de tempo podem ser uma característica pessoal. Porém, também podem indicar algum problema de saúde. Na dúvida, procure um ginecologista.
12) Ao final do período, as mulheres se sentem sonolentas ou indispostas. DEPENDE Embora não seja regra, aquelas com um fluxo intenso podem sentir-se cansadas ou desanimadas no pós-menstrual devido à perda de sangue.
13) Menstruação com cheiro muito forte significa infecção. DEPENDE A menstruação tem seu odor característico, mas se você notar diferença no cheiro e aumento no fluxo de sangue, é recomendável consultar um especialista para fazer alguns exames.
14) Mulher que menstrua tarde demora mais a entrar na menopausa. VERDADEIRO Essa regra, porém, não se aplica no caso das fumantes: segundo pesquisas, as que tiveram contato com nicotina por anos a fio podem entrar na menopausa mais cedo do que as nãofumantes, independentemente da idade da primeira menstruação.
15) Com a chegada da menopausa acaba o desejo sexual da mulher.
FALSO 
O desejo sexual é desencadeado por paixão, sentidos e fantasias e existe em todas as fases da vida de uma pessoa. O fim da menstruação (ou seja, a menopausa) significa apenas que a mulher não pode mais engravidar.
16) Quem toma anticoncepcional pode sangrar quando está no período fértil. VERDADEIRO Esse sangramento, no entanto, é de caráter transitório. Caso demore mais do que um dia e ocorra com freqüência, é bom consultar um ginecologista. E mesmo mulheres que não tomam pílulas podem apresentar um pequeno sangramento durante a ovulação. Só que não é menstruação. O intervalo é de no mínimo 22 dias, a partir do primeiro dia da última menstruação.
17) Sangue claro na menstruação indica anemia.FALSO Isso quer dizer apenas que a menstruação está descendo devagar ou que o fluxo é menos intenso, misturando-se à secreção vaginal e assumindo uma coloração mais rosada do que vermelha.
18) Mulher grávida pode ficar menstruada.
FALSO 
A menstruação é conseqüência da descamação da camada interna do útero (endométrio), que só acontece quando não houve a fecundação. Em algumas mulheres, a implantação do óvulo no útero pode provocar um pequeno sangramento normalmente confundido com a menstruação. Sangue durante a gestação não é normal e merece atenção médica.

19) A ovulação provoca cólica como a menstrual. DEPENDE A ovulação pode, sim, ser dolorida para algumas mulheres, enquanto para outras ela passa totalmente despercebida.
20) Absorventes internos podem romper o hímen.
FALSO 
O hímen possui uma abertura que permite a passagem do fluxo menstrual e a introdução de um absorvente interno. Se a garota tiver dúvidas, deve ir ao ginecologista para aprender a usá-lo.
21) Absorventes internos provocam câncer. FALSO Uma denúncia que circula pela Internet diz que esses absorventes possuem substâncias cancerígenas que aumentariam o sangramento, obrigando a mulher a comprar maior quantidade do produto. No entanto, o FDA, órgão que controla remédios e alimentos nos Estados Unidos, garante que não passa de boato: os absorventes internos contêm apenas algodão e rayon (polpa de madeira alvejada).
22) Absorventes internos podem levar à Síndrome do Choque Tóxico.
VERDADEIRO 
Embora mulheres que não usam absorventes internos também possam apresentar o problema, a incidência da Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é maior entre as que utilizam esses produtos. A SCT é uma infecção rara, mas bastante séria, que pode ser fatal. O agente é a bactéria Staphylococcus aureus, que encontra nos absorventes internos um ambiente propício para liberar toxinas nocivas. A dica é dar preferência a produtos de menor absorção, trocá- los a cada oito horas e suspender o uso caso esteja realizando algum tratamento (para corrimento, por exemplo), já que eles inibem a cura da infecção. Se durante a menstruação a mulher tiver febre alta, diarréia, dor de cabeça, vômitos, desmaios, dores musculares e ardor na pele, deve remover o absorvente e procurar um médico.
23) Se a mulher ficar nervosa, o sangue menstrual pode subir para a cabeça e deixá-la louca. FALSO Não existe nenhum jeito desse sangue chegar até a cabeça. A depressão e o stress, por outro lado, podem alterar o ciclo menstrual e predispor a cólicas e à tensão pré-menstrual (TPM).
24) Cólicas intensas, sem causa fisiológica, indicam que a mulher está insatisfeita com o parceiro.
FALSO 
A cólica é produzida pela elevação nas taxas de prostaglandinas e não tem relação com a satisfação sexual da mulher, tanto que virgens também podem ter essas dores. Elas costumam ser mais intensas nos ciclos ovulatórios, isto é, nos períodos em que, caso ocorresse relação sexual, haveria maior chance de uma gravidez.
25) A relação sexual pode desencadear a menstruação.FALSO Qualquer sangramento durante o ato sexual e fora do período menstrual deve ser investigado.
26) Se uma mulher, menstruada pela primeira vez, passar entre dois homens, um deles morrerá. FALSO Essa crença consta do Talmud, um dos livros sagrados do Judaísmo. Mas, como toda superstição, não tem fundamento.
27) Após o fluxo menstrual a mulher deve fazer uma ducha interna.
FALSO 
O fluxo menstrual é limpo. A higiene íntima antes, durante e após o período deve ser a mesma. Não é necessário qualquer processo de ducha, o banho convencional é suficiente. Aliás, duchas em excesso são prejudiciais, pois reduzem a proteção natural da vagina.

28) Para evitar doenças como a endometriose e os incômodos da TPM, é aconselhável tomar medicamentos que bloqueiem a menstruação.
VERDADEIRO 
Desde que sob orientação médica, os métodos e remédios que interrompem a menstruação podem ser usados, sem riscos, para evitar cólicas excessivas, TPMs de difícil controle, endometriose ou tumores de ovário. É preciso tomar cuidado, porém, com os efeitos colaterais, presentes em qualquer medicamento.
29) Durante o sangramento fica-se mais predisposta a infecções urinárias ou vaginais.
DEPENDE 
Algumas mulheres podem apresentar uma baixa em suas defesas imunológicas, facilitando o aparecimento de herpes ou infecções vaginais provocadas por fungos. Já a infecção urinária não tem relação com o período menstrual.
30) Atletas normalmente menstruam pouco. VERDADEIRO Bailarinas profissionais, corredoras de longa distância, ginastas e outras atletas que treinam várias horas por dia tendem a apresentar ciclo menstrual irregular (trimestral, semestral ou até mesmo anual). Uma das causas é a deficiência do hormônio estrogênio, provocada pela atividade física intensa. Outra razão pela qual atletas menstruam com menor freqüência é que parte dos hormônios necessários para o sangramento mensal se origina na gordura e essas esportistas possuem índices de gordura corporal muito baixos. Segundo a pesquisadora americana Rose Frish, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o sistema reprodutor feminino sofre prejuízo se o percentual de gordura estiver abaixo dos 17%.
31) Atividade física regular melhora a TPM. VERDADEIRO Na quarta semana do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e de progesterona diminuem, fazendo com que o sistema nervoso central reduza a produção de endorfinas - substâncias responsáveis pela sensação de bemestar. Com isso surge ansiedade, cólica, dor de cabeça... Como a ginástica estimula a produção de endorfinas, mulheres ativas sofrem menos com os sintomas da tensão.
32) A menstruação pode causar endometriose.
VERDADEIRO 
Em alguns casos. Existe uma teoria que diz que durante a menstruação as células do endométrio passariam através das trompas de Falópio para a cavidade abdominal, onde se instalariam. Os locais mais comuns de implantação são os ovários, trompas e superfície externa do útero. Além de cólica severa, a enfermidade causa desconforto durante o ato sexual, infertilidade e alterações urinárias durante a fase menstrual.
33) O sexo feminino muda de comportamento quando ovula.
VERDADEIRO
 Quando não se usa contraceptivos e se está afetivamente disponível, existe uma tendência da mulher expor mais a pele, usar roupas justas e adotar um comportamento mais exuberante durante a ovulação.
34) O desejo sexual aumenta um ou dois dias antes da menstruação.
DEPENDE 
Durante o mês ocorre uma oscilação hormonal que pode influir no desejo sexual - em certas mulheres a libido é mais intensa antes da menstruação, em outras durante o período menstrual e até depois dele. Há ainda quem não sinta qualquer alteração do desejo.

35) O stress emocional pode agravar as cólicas menstruais.VERDADEIRO A tensão aumenta o nível de prostaglandinas, substâncias hormonais que o endométrio produz na menstruação e que desencadeiam dores e contrações uterinas típicas do período.
36) É impossível engravidar durante a menstruação. VERDADEIRO Vale lembrar, porém, que nem todo sangramento é menstruação. Quando estão férteis, algumas mulheres podem ter um pequeno sangramento que dura, no máximo, três dias - e poderão engravidar se transarem sem proteção. Se perceber que o sangramento está ocorrendo no meio de um ciclo-padrão de 22 dias - isto é, por volta do 14o dia, no ápice da fase fértil -, sinal vermelho para relação sexual sem proteção.
37) No período menstrual fica-se mais sujeita a contrair doenças sexualmente transmissíveis.
VERDADEIRO 
Quando acontece a descamação do endométrio, a mulher fica menos protegida e mais suscetível às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) - por isso, o ideal é usar camisinha.
38) Tensão emocional e mudanças de vida ou de ambiente podem adiantar ou atrasar 'aqueles dias'.
VERDADEIRO 
Os hormônios que influem sobre a menstruação são produzidos nos ovários e também na hipófise, glândula ligada ao sistema nervoso central. Como esse sistema reage aos diferentes estados emocionais, a angústia e a tensão decorrentes de doenças, perdas ou mudanças no ambiente influenciam na produção hormonal e podem alterar o ciclo.
39) O sangue menstrual é altamente venenoso.
FALSO 
Antigos povos da Europa imaginavam que o útero produzia uma substância tóxica, a menotoxina. Eliminada com a menstruação, ela seria responsável inclusive pelos sintomas da TPM. A crença é totalmente infundada.
40) A vagina fica mais larga na menstruação.
FALSO
 As paredes da vagina são praticamente unidas e só se afastam quando algo entra ou sai. Durante a menstruação, o sangue escorre pelo canal vaginal, mas não consegue pressionar os músculos para alargar seu diâmetro.