terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tire suas dúvidas sobre Filtro Solar

O uso de protetor solar todos os dias do ano, segundo especialistas, ainda não é um hábito entre os brasileiros. Muita gente, aliás, só se lembra da existência desse produto no verão. Resultado: ainda há uma enxurrada de dúvidas sobre como e quando aplicá-lo na pele, quais as diferenças entre as versões disponíveis nas prateleiras e que benefícios reais oferecem para a beleza e a saúde.

Para que uma dúvida dessas, não acabe de alguma forma prejudicando sua pele no futuro, algumas dermatologistas  esclarecem  algumas questões  sobre o assunto.


 Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
Segundo a dermatologista Bertha Tamura, bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a cútis mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.

 O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
Ele sinaliza quantas vezes mais a pele receberá proteção extra após a aplicação do produto. Por exemplo, se você fica vermelha a partir de 10 minutos de exposição solar, com o uso do protetor FPS 15 ficará protegida por 150 minutos (ou seja, 15 vezes os 10 minutos), o que equivale a cerca de duas horas e meia.

 É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
"De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%", explica Carla Albuquerque, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?
"Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD", explica Carla. O fator FPS está relacionado somente à proteção contra os raios UVB. No entanto, ainda não há consenso para classificar e denominar a proteção contra o UVA. O mais prático, segundo os médicos, é procurar nas embalagens a seguinte frase "proteção solar máxima UVA/UVB".

Até porque já se sabe que os dois tipos de radiação solar ultravioleta estão relacionados ao aparecimento do câncer de pele. Além disso, o UVA, que até então os especialistas consideravam inofensivo, também é capaz de atingir as estruturas que proporcionam elasticidade à pele e favorecer o aparecimento de manchas e rugas.

  E, para proteger lábios e cabelos, quais produtos deve-se  usar?
Os batons de boa qualidade, normalmente, já possuem fator de proteção solar. Por outro lado, o FPS não passa de 8. "Para quem tem a pele muito clara ou freqüenta constantemente a praia, isso não é suficiente. Existem produtos específicos que proporcionam maior proteção", alerta Bertha. Já para as madeixas, a preocupação é muito mais estética. Nesses casos, há uma imensidão de produtos, entre eles xampus, condicionadores e sprays, oferecidos nas prateleiras de mercados e farmácias. O importante, segundo Bertha, é usar chapéu e, no caso de calvície, protetor solar para proteger o couro cabeludo.

Quanto tempo antes da exposição ao sol deve-se  aplicar o protetor?
"A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar", explica Carla Albuquerque.

É realmente necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos?
"Assim como a pasta de dente e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza", aconselha a dermatologista Paula Bellotti. E, se você lançar mão daquela desculpa clássica de que vive correndo e não tem tempo para criar mais esse hábito, a médica dá uma dica: "Deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a ter disciplina. Quando estiver mais velha vai lembrar desse conselho e perceber que valeu a pena", garante. Segundo as especialistas, a proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. "A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos", explica Carla Albuquerque.

Se eu não estiver exposto diretamente ao sol, mesmo assim devo passar o protetor por todo o corpo ou somente nas áreas que ficam descobertas?
"No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol: rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos", recomenda a dermatologista Paula Belotti.

 O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?
Não basta espalhar o protetor apenas antes de sair de casa. Carla Albuquerque indica mais dois momentos do dia que devem ser destinados a essa rotina: antes do horário de almoço e no meio da tarde.
Alguns produtos são vendidos como "à prova d'água". Eles realmente não saem em contato com a água?
"Esses produtos têm maior fixação à pele, mas não podemos afirmar que não saem na água. Para mergulhos prolongados ou transpiração excessiva, faz-se necessária a reaplicação do produto", afirma Carla Albuquerque.

 Como saber que estou passando a quantidade suficiente de protetor solar?
"A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado". Essa definição é bem exata, mas pouco prática, não é mesmo? Se você não entendeu nada, calma, a dermatologista Carla Albuquerque traduz essa medida:
- Rosto e pescoço: 1 colher de chá;
- Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás;
- Braços: 1 colher de sopa para ambos;
- Pernas: 1 colher de sopa para ambas.
* medidas válidas para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg.

Além do filtro solar, é preciso alguma proteção extra sobre tatuagens?
Segundo a dermatologista Paula Bellotti, o sol é o inimigo número um de quem tem tatuagens, porque pode desbotá-las. "O ideal é procurar um especialista para indicar o melhor produto". Normalmente, só o protetor - o mesmo usado no resto do corpo - é suficiente.

Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca?
Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação médica antes de comprar o protetor. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada deve optar por loções mais cremosas.

 É verdade que o uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne?
Todos os dermatologistas ouvidos foram categóricos em responder que "não", desde que o filtro seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa. "Após a exposição solar, a acne apresentar um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os protetores à base de gel ou oil free", explica Paula Bellotti.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alimentos em cápsulas melhoram a saúde e a aparência ao mesmo tempo.



As farmácias foram invadidas por cosméticos à base de alimentos que prometem revigorar a saúde de fora para dentro. São os chamados nutracêuticos ou nutracosméticos. Em forma de cápsulas ou em pó, os produtos à base de chá verde, ômega 3 (extraído do óleo de peixe) e silício (arroz integral e milho), mais do que complementos alimentares, ajudam a emagrecer, revigorar a pele e evitar doenças.
O consumo diário destes compostos é eficaz no combate à gordura localizada, rugas e celulite, além de ajudar na prevenção de doenças graves como diabetes, pressão alta, câncer, mal de Alzheimer e mal de Parkinson, segundo Maurício Pupo, especialista em cosmetologia .

Suas funções ganham ainda mais potência quando aliadas a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos. O resultado: saúde e beleza andando juntas.

Não é remédio...
Apesar dos benefícios à saúde, os Nutracêuticos não são considerados remédios e podem ser comprados sem receita. Para resultados mais focados na necessidade nutricional de cada um, sem risco de superdosagem, os especialistas recomendam fazer uma consulta médica antes de tomar.

Uma dica para evitar o exagero é seguir as indicações do rótulo do produto. Todos devem ter selo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), indicando que as dosagens foram testadas e aprovadas. Se for manipulado na farmácia, peça orientação sobre as doses ao farmacêutico responsável.







sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Qual a sua preferência: beleza ou saúde?





Esta é uma época do ano na qual ocorre um grande aumento da corrida às academias, clubes e centros de estética. A proximidade do verão estimula as pessoas a cuidar mais do corpo vislumbrando a necessidade de cuidados estéticos preocupadas com os constrangimentos da exposição de suas “imperfeições”.

Do ponto de vista de saúde e qualidade de vida é sempre salutar a intenção de iniciar um programa de atividades físicas, mesmo que o objetivo seja o da estética.

Entretanto, este é um tema que merece uma consideração mais crítica. Talvez, nós possamos dizer que infelizmente a grande maioria das pessoas procura fazer exercícios só pensando nos benefícios estéticos. Na realidade, o problema não é buscar a estética e sim só valorizar a estética.

Quando alguém procura uma academia para “malhar” o corpo tendo como modelo ou objetivo o Paulo Zulu ou Gisele Bünchen, certamente corre um grande risco de sofrer uma enorme decepção. Os benefícios visíveis do exercício são em grande parte respostas dependentes de uma herança genética favorável.

Por mais que o indivíduo “malhe” o corpo o seu ideal estético pode ser absolutamente inatingível se o seu genoma não for favorável. Portanto, não conseguindo muitas vezes chegar nem perto daquele resultado idealizado o indivíduo se sente desestimulado e interrompe o programa, voltando a fazer parte do “Clube dos Sedentários Anônimos”. Neste caso, o que ele despreza, porque não vê no espelho, na balança ou na fita métrica são os chamados “benefícios invisíveis” do programa de exercícios.

Qualquer atividade física, mesmo moderada, desde que praticada regularmente trará com certeza uma série de benefícios para a saúde.

A redução do colesterol, controle da pressão arterial, melhora da auto-estima, redução do estresse, melhora da função cardíaca tornando o coração uma bomba mais eficiente e melhor perfundida pela circulação coronária são apenas alguns dos benefícios que o indivíduo não vê. Do ponto de vista de saúde, eles são muito mais importantes do que os benefícios estéticos.

Além de serem mais importantes estão ao alcance de todos e praticamente não dependem da herança genética. Infelizmente estes benefícios não são valorizados quanto deveriam. A busca dos mesmos não teria nada a ver com a proximidade do verão. Novamente, seria uma questão de perguntar:


O que é mais importante: prevenir a celulite ou o infarto?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Homens brasileiros sofrem com câncer de pele por não usarem protetor solar.











A falta de cuidados com a pele faz os homens brasileiros serem as principais vítimas do câncer de pele no país. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, realizada com 54 mil pessoas, apenas 37% dos homens se preocupam em proteger a pele contra a ação dos raios ultra-violetas, enquanto entre as mulheres o número é bem maior, 54%.

O Brasil registra ao menos 55 mil casos do câncer no país, sendo o de maior incidência na população.

Especialistas afirmam que o descuido ocorre geralmente por falta de vaidade dos brasileiros, já que campanhas informativas acontecem todos os anos.

O câncer de pele é mais comum em pessoas de pele clara, com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças de pele prévias, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

A doença corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil e, se detectada precocemente, tem altas chances de cura, informa o Inca.





quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A pele no Verão


No verão  as pessoas ficam mais expostas aos raios ultravioletas em suas atividades corriqueiras e, quando chega o final de semana, usam e abusam do sol para ostentarem um belo bronzeado. Afinal, na nossa cultura, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, a exposição de forma inadequada ao sol pode trazer inúmeros prejuízos à pele. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano, 100 mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo a exposição excessiva ao sol a sua maior causa.
Com a incidência cada vez mais agressiva dos raios ultravioletas no planeta, as pessoas devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Todos tem que se prevenir, mas os grupos de maior risco são os de pele clara, sardas e olhos claros. Além dos que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas.

Nessa estação é extremamente importante o uso de chapéu e roupa de algodão que segura 90% das radiações enquanto que os tecidos sintéticos deixam passar 70%. Também deve ser evitada a exposição solar entre 10h e 16h.Outro objeto que tem uma extrema importância é o uso de óculos de sol,eles têm uma função essencial que é a prevenção da catarata, além de o excesso de radiação ser lesivo para a córnea.

O uso do protetor solar não significa que podemos nos expor ao sol por longo tempo, já que ele apenas diminui os efeitos dos raios solares sobre a pele. Os efeitos nocivos do sol vão desde vermelhidão, queimaduras de vários níveis, envelhecimento precoce (rugas) até câncer de pele, vale ressaltar a importância da utilização do produto correto para cada tipo de pele. Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas.


Para que se possa aproveitar o sol é necessário usar Protetor Solar.